segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pensamentos

Este texto abaixo é do site Ichtus:

Ocupando nossos pensamentos

Arquivado em Mulher por Sandra Torres | Enviar por email
“Finalmente, irmãos tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8 ARA)
Muitos dizem que o que diferencia o homem do animal é que o homem tem poder de raciocínio. Quer dizer, o homem é um ser pensante, embora muitas vezes as atitudes de alguns seres humanos nos deixem com dúvidas a este respeito. Conversando com algumas mulheres sobre o ato de pensar, noto que, indiferente ao fato dela ser introvertida e calada ou extrovertida e falante, algo comum em todas é a quantidade de pensamentos que passam por suas cabeças ao longo de cada dia. Pensamentos bons ou ruins, falamos conosco mesmas o tempo todo.
Muitos desses pensamentos acabam por direcionar nossas atitudes, humor, sentimentos durante o dia. Esses pensamentos muitas vezes são influenciados por circunstâncias corriqueiras do dia, algo não muito agradável que aconteceu logo de manhã com nosso esposo, filhos ou pais, um desentendimento, uma palavra ríspida que nos magoou e permitimos que aquilo ocupe nosso pensamento por tempo além do necessário ou do saudável.
Quem sabe você esteja passando por aqueles maravilhosos dias mensais e se sentindo horrorosa e muito deprimida, com vontade de morder o primeiro que passar pela frente; ou talvez não seja nada disso, mas são pensamentos que não edificam em nada,pensamentos inconvenientes que não trazem nenhum proveito.
Em seu livro, “Amando a Deus de todo o seu entendimento”, Elizabeth George, faz uma comparação de nossos pensamentos com um vírus, como estes que nos deixam gripadas. Ela diz:
“Assim como um vírus, nossos pensamentos conseguem exaurir nossa energia e enfraquecer nossa capacidade. Por outro lado podem constituir uma fonte de força…”.
Para que nossos pensamentos sejam fontes de força a palavra de Deus nos exorta a ocuparmos eles com tudo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, aquilo que é louvável, naquilo em que há virtude. Como nas ministrações anteriores eu falei da importância de buscar a Deus e permitir que Ele nos encha com sua presença através da comunhão com Ele, um passo importante para isso é decidirmos ocupar nossos pensamentos com as verdades da palavra de Deus.
No Novo Testamento a verdade é freqüentemente sinônimo do evangelho, o evangelho é Cristo, Cristo é a verdade. Então podemos combater os maus pensamentos ou direcionar os bons pensamentos pela palavra de Deus. Faça a experiência de ocupar sua mente com um versículo ou um pequeno trecho da Palavra; leia, releia, memorize, medite, deixe que ele ocupe seu pensamento e combata os maus pensamentos com a Palavra de Deus.
Por exemplo, quando você estiver se sentindo meio feia, rejeitada, mal amada, leia o Salmo 139, ele é um bálsamo para esses dias; quando precisar de perdão, I João 1:9; um desafio, Provérbios 31; quando estiver passando por um período de lutas ou dificuldades, Tiago 1:2-4 e I Coríntios 10:13. Há tantas verdades para ocupar nossos pensamentos! O que precisamos é submetê-los à Palavra de Deus e não permitirmos que os “vírus” deste mundo mal e perverso os direcione.
Elizabeth George também fala que as mulheres que pensam no que é real e verdadeiro não gastam tempo analisando palavras e ações de outras pessoas, nem criticam o que elas dizem ou fazem. Esses pensamentos negativos prejudicam os relacionamentos. Quando nos concentramos naquilo que é real, nossos relacionamentos tornam-se firmes e sinceros e são caracterizados por um genuíno amor pelos outros.

3 comentários:

  1. Olá!! Vim agradecer seus comentários sempre tão gentis!! Aproveito para te responder que, pelas receitas que já vi na net, o pão australiano leva farinha integral e de centeio e corante marron. Então, acho que não usam. Eu nunca tinha nem ouvido falar dessa farinha preta, é muito diferente, não é? mas, o pão de hoje, com a farinha de centeio fica ótima!!! Um beijo enorme e até breve!!

    ResponderExcluir
  2. oi querida...
    amo esses devocionais!!!
    Estou te seguindo...
    bjsss
    Fique na paz do Senhor!!!

    ResponderExcluir