quinta-feira, 20 de maio de 2010

Passado

Abaixo está mais um texto que achei interessante postar aqui.

O Que Fazer com o Passado?

Arquivado em Mulher por Sandra Torres | Enviar por email
“…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13b,14)
CalendárioNada como o dia do nosso aniversário para darmos uma rápida olhada no passado. Mas nossa olhada no passado só nos conduz à esperança, ao esclarecimento e a respostas, se conseguirmos ver a ação do nosso Senhor em cada circunstância.
Aquilo que somos hoje é fruto do nosso passado, quer ele tenha sido bom ou não. Devemos aprender com o que ficou para trás, mas não permitirmos que o passado nos engesse e nos paralise. Para que isso não ocorra não podemos ficar remoendo as tristezas e as amarguras que fazem parte dele. Devemos retirar o que é bom e proveitoso para o nosso presente e futuro e nos esquecermos do resto.
Kenneth Wuest, um comentarista bíblico escreveu:
“O progresso do cristão é impedido se ele remoer um passado repleto de erros e pecados, repleto de mágoas e abatimentos, repleto de decepções e repleto de esperanças e planos fracassados. Assim que o cristão se acertar com Deus e com os homens, deve esquecer completamente o passado”.
Fiquei muito feliz quando li esse comentário porque ele resume exatamente a postura que devemos ter em relação ao passado. Nós muitas vezes não conseguimos evitar de lembrar as dores e sofrimentos em nosso passado, mas devemos levar a Jesus e pedir-lhe que nos cure e nos encha com seu amor, perdão, paz e alegria. Devemos crer que Ele nos perdoa conforme diz em I João 1:9, que nos ajuda a perdoar, Efésios 4:32 e Colossenses 2:13, e devemos agir como nova criatura que somos se Jesus é nosso Salvador e Senhor, 2 Coríntios 5:17.
Mas nem tudo em nosso passado são dores, há muitas vezes lembranças felizes e agradáveis e tempos melhores do que temos vivido no presente. Eu mesma tenho passado por uma experiência dessas. Há quatro anos nós nos mudamos de estado, deixando para trás todos os parentes, amigos e irmãos de anos de convivência. Estamos vivendo numa região do nosso país que é muito diferente do que até então conhecíamos e estávamos acostumados. Clima, alimentação, costumes tudo diferente. Tivemos de passar por uma adaptação e, se não bastasse, tivemos de procurar uma nova igreja, novos amigos, nova casa, nova escola, novo trabalho; enfim, tudo o que uma mudança deste porte trás consigo.
Muitos podem dizer, como eu mesma dizia, que era uma oportunidade maravilhosa de um recomeço. Mas a realidade se mostra muito diferente daquilo que pensamos e houve períodos de muito choro, saudades, solidão, incertezas quanto a decisão tomada; por isso o passado tornou-se algo tão bom de ser lembrado. Só que se continuássemos a olhar para todas as boas coisas que tínhamos, não conseguiríamos nos estabelecer em nosso presente e plantar boas sementes para colhermos em nosso futuro.
Portanto, os maus e os bons momentos do passado devem ser deixados no passado e devemos avançar para nosso futuro certos da presença e cuidados do nosso amoroso Deus e Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário